Wednesday, February 15, 2006

DEUS TEM SENSIBILIDADE HUMANA?

. Muito do meu tempo mental eh usado em duas questoes: se existe ou nao Deus, e se existe, o que Ele pensa, o que Ele quer. Hoje levantei da cama com a conclusao de que "nao existe Deus com sensibilidade igual a humana". Firmei a crenca que Deus eh como o aquele homem descrito por Descartes e que teria dito a aprendizes de cientista: "Nao se incomode com os gritos dos animais no laboratorio experimental, nem mesmo com os gritos de humanos que sao cobaias: nao passam de mero feixe de fibras musculosas, e os gritos deles eh como o ruido do ranger das engrenagens das rodas de uma carroca pelo atrito na estrada". Ver humanos da mesma maneira que vemos engrenagens de rodas de carrocas...! Diriamos que este homem eh um monstro frio e insensivel... mas por que nao temos coragem de dizer que Deus age assim na maior parte de Seu tempo?

. Imagine uma aldeia rural no meio da selva. No patio entre as cabanas umas 10 ou 15 criancas brincam, enquanto se ve aqui e ali mulheres, maes, saindo e entrando pelas portas das cabanas. Nao se ve um homem adulto, estao na cassa ou na colheita. Voce eh um pesquisador num grupo que chega perto da aldeia, oculta-se nas folhagens e fica observando, rifle na mao. De repente um barulho horrivel num lado da mata e surgem dois ou tres tigres atacando as criancas numa cena horrivel. Perto de ti, uma crianca de quatro anos corre par seu lado, mas um tigre a alcanca, com uma bocarra arranca da crianca parte de sua perna, a crianca cai, o tigre poe a pata sobre o peito da crianca gritando e estirada o chao, crava-lhe as unhas e dilacera sua barriga, e a crianca olha aterrorizada a fera abrindo a bocarra ensanguentada, e aquela boca se aproximando de sua cabeca, a pressao na garganta sendo dilacerada por aquela bocarra...

. Tente imaginar o terror sentido pela crianca. Tente imaginar aquilo ocorrendo contigo. No momento em que ves a fera, seus olhos vermelhos de sangue como se do demonio, aquela bocarra de insuportavel mau halito, vindo como uma forca incontida a direcao de sua garganta, e voce sabendo que sua exstencia vai terminar ali e assim, daquela maneira totalmente estupida... sua garganta soh conseguiria gritar "nao!" "nao"... A vida nao tem sentido, nossa existencia eh uma absurda verruga incongruente que nada tem a fazer neste mundo totalmente indiferente a nohs. Jamais voce iria entender e aceitar que naquele momento, voce me visse nas folhagens com o rifle na mao e nao atirasse no tigre, observando sua tortura e morte com a maior indiferenca. Pois assim age a todo momento no mundo que a todo momento tem alguem sedo torturado, o Deus dos crentes. Ele estah vendo tudo, com a arma a seu alcance, ve o tigre fazendo a carnificina, ve as criancas e as maes aterrorizadas gritando por Deus, e Ele nao move uma palha!

. Ele ve os carniceiros nazistas empilhando pessoas, cortando os tendoes dos musculos destas pessoas para que nao gritem, amontoando estas pessoas ensanguentadas e ja imoveis, deitando-lhes gazolina, ateando fogo, as pessoas com los esbugalados sumindo entre as chamas... e Ele nunca veu um dedo!

. Ele via os cristaos, mulheres e criancas, sendo devorados por leoes na arena sob os olhos de Cezar, vitimas que ali foram parar por defenderem Seu nome, quando com apenas um gesto de Suas maos, os leoes cairiam fulminados, mas Ele nunca fez o menor movimento.

. Que eh Deus?!

. Nao sei,... mas de uma coisa tenho certeza: Ele ao eh humano, nao tem tipo de sensibildade que nohs humanos temos.

- " Nao diga o que voce nao sabe, - diz-me um crente - Deus deixa isso acontecer por que eh necessario, estah em seus planos..."
- " Pois sim?! - exclamo eu contendo a raiva e a vontade de avancar na ignorancia desta pessoa e esgana-la - Pois me diga qual necessidade ou qual plano manteria voce com a metralhadora na mao, imovel, assistindo os tigres dilacerarem seus filhos, sua mulher, sua mae?!!! Me diga, por favor! Me diga se voce permaneceria imovel mesmo se as vitimas fossem criancas, mulheres, homens adultos? Ou que fossem esquilos, gatos, caes? Se voce disser que sim, por favor, suma da minha frente, pois tenho repugnancia a monstros."

. Nao ha, nao existe e nao pode existir nenhuma necessidade ou plano como justificativa ou explicacao para que haja esta insensibilidade, esta frieza. Nenhum ser humano se manteria imovel observando. Nenhum ser humano deixaria de reagir com odio e violencia contra as feras, tendo o poder e a forca.

. Precisamos entender que se existe Deus, e devemos acreditar que exista Deus, Ele nao eh um ser humano, Ele nao pensa como nohs, ou melhor, Ele nao pensa! Ele eh alguma cisa impssivel a nohs de entender e sequerimaginar uma ntiha do que Ele seja. Portanto, nossa oracao, nossa conversa mental com Deus sao nossas palavras caindo no vazio. Mas por outro lado existe uma protecao emanando de Deus que nos acompanha a maior parte de nosso tempo. Milhoes de coisas poderiam, e deveriam muitas delas, acontecerem no momento seguinte, que nos feririam ou matariam. Nao existe explicacao racional do porque nao acontecem. Temos entao um confuso dilema: um Deus indiferente e nao-protetor que as vezes, ou na maior parte do tempo nos protege?! Se Deus nao existe, qual a fonte deste manto de protecao da humanidade?! Bem, olhando assim, de soslaio, para estas duas questoes, uma explicacao racional me ocorre: "existem leis "Leis Naturais", existe ordem e caos, mas se o caos estah diminuindo e a ordem aumentando, como parece estar ocorrendo com a evolucao, existem Leis Naturais que atuam apenas na ordem e fortalecem estruturas sob a ordem, por isso estas estruturas vem resistindo no tempo."

. Mas preciso burilar melor isso. O que voce pensa sobre a sensibilidade humana de Deus? Existe? Ja vimos que, 99%, nao existe. Entao?!